CNH Social Distrito Federal

CNH Social Distrito Federal
2 (40%) 2 votes

Tirar a carteira de habilitação é um dos maiores anseios de muitos brasileiros. Ela acaba sendo um elemento chave para conquistar aquele emprego com um salário melhor. Certamente, se você a possuir terá um diferencial em meio a centenas de candidatos.

Apesar da grande dificuldade das provas em que você se submeterá, a CNH ainda tem um custo alto. O valor gira em torno de 2 mil reais e no Distrito Federal, esse valor pode até ser maior.

Por essa razão, o governo federal, o SEST/SENAT e as escolas de condutores entraram em parceria para ajudar as pessoas de baixa renda a conquistarem sua primeira habilitação.

O programa que te possibilita a tirar a carteira de habilitação gratuitamente é a CNH Social Distrito Federal. É conhecida também como CNH Popular sendo a sua oportunidade de tirar a sua primeira habilitação sem custo nenhum.

Porém, para que você tenha direito a esse benefício gratuito será necessário preencher alguns requisitos que são exigidos no ato da inscrição. Se você se enquadrar, então, poderá fazer o seu pré-cadastro e aguardar ser chamado.

Geralmente, todos os anos o período ocorrem nos dois semestres: início de janeiro e junho. Sabendo disso, fique atento quanto aos dias de se inscrever.

Agora, acompanhe abaixo a relação das exigências que você terá que ter para que possa participar da CNH Social Distrito Federal. E, assim, poder conquistar o seu sonho de tirar a sua primeira habilitação tanto para moto ou carro.

Quem poderá se inscrever na CNH Social Distrito Federal?

  • Maior de 18 anos
  • Alfabetizado
  • Possuir Cadastro de Pessoa Física (CPF)
  • Não estar judicialmente impedido de tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH)
  • Comprovar domicílio no Estado do Distrito Federal.

E estar enquadrado em uma das seguintes situações:

1) Beneficiários do Programa Bolsa Família, criado pela Lei Federal nº10. 836, de 9 de janeiro de 2004

publicidade

2) Alunos matriculados há mais de 6 (seis) meses na rede pública de ensino fundamental e médio, bem como em cursos públicos profissionalizantes, e que comprovem bom desempenho escolar

3) Pessoas egressas do sistema penitenciário, de acordo com os requisitos estabelecidos em Portaria da Superintendência do Detran/DF

4) Portadores de necessidades especiais.

Se você se enquadra nessas situações, então, se inscreva fazendo um pré-cadastro online:

Para obter mais informações e esclarecimentos acerca da CNH Social CE, visite a página de Dúvidas Frequentes

Quanto custa tirar a habilitação?

A habilitação pelo Programa CNH Social Distrito Federal ou Carteira de Motorista Popular é gratuita. Como dito antes, você precisa se enquadrar às exigências para participar da seleção e estar apto para se inscrever com êxito.

Se caso não cumprir os requisitos, poderá dar entrada normalmente no Detran/DF de sua cidade e iniciar o procedimento. Você pagará as taxas, os testes psicológicos, às aulas teóricas em sala, as aulas práticas e tudo o mais que estiver relacionado à sua carteira de habilitação.

Caso finalize o processo e seja aprovado, receberá a habilitação provisória, a qual ficará apta para dirigir legalmente.

Acesse o site oficial do Detran/DF e obtenha todas as informações que precisa da CNH, veículos, cursos e demais dados. Clique Detran/DF.

Como tirar a habilitação definitiva?

A habilitação provisória dura cerca de 1 ano. Após esse período e sem nenhuma infração cometida no trânsito (não poderá ter acumulado 20 pontos decorrentes de infrações leves), você poderá solicitar a definitiva.

Para isso, basta dar entrada com a documentação em mãos no Detran/DF, pagar a taxa em um dos bancos e aguardar o recebimento pelo correio em sua casa.

Clique abaixo e confira a documentação, o valor e demais informações sobre como solicitar a sua CNH definitiva:

Abaixo, você pode consultar o andamento de sua CNH

Consulta de Pontos da CNH

A consulta de pontos da CNH no estado do Distrito Federal poderá ser feita pelo site oficial. Caso queira consultar é só preencher o formulário do site e seguir as instruções. Para fazer isso agora, clique abaixo:

É importante salientar que, se você obtiver 20 (vinte) pontos acumulados, durante um ano, em infrações de trânsito, você terá seu direito de dirigir suspenso. Portanto, esteja atento tanto as regras quanto o seu cumprimento.

Qual o valor da multa por dirigir sem habilitação?

Se você dirigir o veículo sem possuir CNH ou permissão para dirigir (documento provisório), o valor da multa é de R$880,41. Para saber de todos os valores e emitir a guia para pagamento, acesse Multa e emissão da guia.

Se você quiser comentar algo, fique à vontade!

publicidade

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *