CNH Social Paraná

CNH Social Paraná
3.7 (73.33%) 6 votes

Para contribuir com que mais e mais pessoas venham a adquirir a carteira de habilitação, seja moto ou carro, o governo federal juntamente com o SEST/SENAT criaram o programa CNH Social Paraná.

Esse programa visa atender as pessoas de baixa renda a fim de terem a oportunidade de não pagar nada para obter a sua primeira CNH. Mas para isso você precisará atender alguns critérios a fim de que seja integralmente concedido. Mais adiante, você terá acesso a lista de requisitos.

Caso a sua moradia seja no estado do Paraná e deseja adquirir a habilitação, então, já pode se inscrever. Só aguarde a abertura das inscrições para participar da seleção que ocorre todo ano. Ela é feita pela internet, por isso, fique atento quanto às datas certas.

Apesar de ser muito boa esse benefício da CNH Social Paraná, ela não abrange a todos. É direcionada ao grupo que atende a alguns requisitos como, por exemplo, apresentar a idade de 18 a 27 anos. Desse modo, você precisa estar atento se atende às essas exigências.

O edital de abertura é publicado juntamente com o início das inscrições. E, outras vezes, você faz a inscrição pelo site do Detran/PR ou pelo SEST/SENAT aguardando, assim, a convocação.

Se você está querendo descobrir quais os requisitos para participar da CNH Social Paraná a fim de participar desse processo, leia a seguir a relação dos requisitos a serem cumpridos.

Requisitos para tirar a CNH Social Paraná

• Ter completado e acima de 18 anos até 27 anos
• Ser alfabetizado
• Possuir a inscrição do CPF – Cadastro de Pessoa Física
• Comprovar domicílio em uma das cidades do Paraná
• Estar apto judicialmente para tirar a carteira de habilitação
• Fazer parte do benefício do Programa Bolsa Família (Lei Federal n.10.836, de 9 de janeiro de 2004
• Comprovação de bom desempenho escolar na rede pública de ensino fundamental, médio ou cursos profissionalizantes
• Se você for portador de necessidade especial
• Egressos do sistema penitenciário, de acordo com as exigências da Portaria de Superintendência do Detran/PR

publicidade

Quanto custa tirar a habilitação?

A habilitação pelo programa do governo federal e SEST/SENAT, a CNH Social Paraná, é de graça. Você terá a chance de tirar a CNH tanto da categoria de veículo como moto sem custo nenhum e com todas as diretrizes das escolas de condutores.

Se fizer a inscrição, atender os requisitos integralmente e for selecionado, então, todo o procedimento será fornecido sem pagar, desde as taxas, testes psicológicos, aulas teóricas, práticas no veículo ou moto e demais itens a serem exigidos.

Todos esses valores serão pagos pelo governo. Por isso, fique atento quando alguém querer lhe cobrar algo. E, caso aconteça, denuncie!

Agora, se você não estiver enquadrado nesses requisitos, então poderá dar entrada ao procedimento habitual onde o valor gira em torno de uns 2 mil reais ou mais que isso.

Se você concluir todo o processo para tirar a sua CNH e for aprovado, então, receberá a sua habilitação provisória. Ela é um documento que libera para você dirigir na cidade por um período de 1 ano.

Para mais informações sobre a carteira de habilitação, acesse o site do Detran/PR, faça o seu cadastro e utilize os serviços online.

Mantenha-se atualizado sobre a inscrição, documentação, valores, veículos, multas, dentre outros detalhes.

Como tirar a habilitação definitiva?

Passado o tempo de 1 ano com a habilitação provisória, você já poderá dar entrada na definitiva. No entanto, não poderá ter cometido nenhuma infração no trânsito ou ter acumulado cerca de 20 pontos durante esse período.

O Detran/PR envia uma carta informando o vencimento da provisória. Para mais informações, acesse CNH Definitiva. Depois, aguarde o seu retorno para buscá-la. Também visite o site para descobrir todas as informações, documentações e mais dados importantes.

Consulta de pontos da CNH

Por conta da ascensão da internet, você tem a chance de consultar os pontos da CNH pelo site do Detran/PR.

Se desejar, pode fazer a consulta acessando o formulário, preenchendo-o certinho e seguindo as instruções. Você já terá a visualização completa de todos os seus pontos. Clique Pontuação CNH.

Vale salientar que se você acumular o total de 20 pontos, a sua permissão para dirigir será suspensa. Atente-se em cumprir todas as regras de trânsito para que possa dirigir legalmente.

Qual o valor da multa por dirigir sem habilitação?

Caso você dirija o veículo ou a moto sem possuir a CNH, o valor da multa pelo descumprimento da regra de trânsito é de R$ 880,41. Além disso, será aplicada a infração como grave tendo 7 pontos em sua carteira.

Para saber detalhadamente de todos os valores de multa, acesse Infrações/Multas.

Então, que tal aproveitar essa oportunidade ímpar? Não perca as datas acessando sempre o site do Detran/PR ou SEST/SENAT.

Se esse conteúdo o ajudou a esclarecer esse assunto ou você quer perguntar algo então, comente abaixo. Colabore com a divulgação dessas informações compartilhando em seu feed nas redes sociais!

Agradecemos a sua visita! Volte sempre!

publicidade

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *